Tem um dente em falta? Damos-lhe 5 razões para o substituir.

A perda de dentes pode ser um problema comum para adultos, seja por razões congênitas, traumas ou por cáries não tratadas que levam à perda do dente. No entanto, não significa que seja um problema que possa ser ignorado e damos-lhe 5 razões para o resolver.

1. Impacto na autoconfiança

A lacuna causada pela perda de dentes pode afetar a sua confiança e autoestima. Pessoas sem dentes tendem a cobrir a boca ao rir, falar ou evitar sorrir e fazer outros movimentos que exibam os dentes. 2. Os outros dentes ficam sobrecarregados

Cada dente tem um propósito, seja mastigar ou falar claramente. Quando faltam dentes, isso perturba o equilíbrio entre os dentes remanescentes, alterando a pressão de mordida. Isso pode fazer com que os dentes restantes enfrentem um aumento da carga de trabalho e, potencialmente, mudem de posição ou sucumbam ao desgaste.


3. A estrutura óssea pode alterar

Quando um dente está em falta, a gengiva e o osso não são mais estimulados e isso pode causar o encolhimento do osso da mandíbula e o recuo da gengiva. Os dentes vizinhos podem ser afetados, aumentando o risco de novas perdas dentárias. A aparência de uma pessoa também pode ser afetada negativamente, isto porque o osso da mandíbula reduzido faz o rosto parecer mais velho com bochechas que são encovadas e mais propensas a ceder.


4. Pode voltar a desfrutar de uma dieta completa e variada

Para muitos, a falta de dentes impede o desfrutar da comida, limitando o que podem comer.

Dependendo do tratamento escolhido para os dentes perdidos, a comida pode voltar a ser algo para desfrutar.


5. A solução pode ser verdadeiramente de longo prazo

Diferentes soluções para dentes perdidos fornecem diferentes graus de longevidade. As opções económicas duram, em média, cinco anos em cerca de 40% dos casos.


Em contraste, os implantes dentários têm uma taxa de sucesso de 98% e costumam durar uma vida inteira, pois o implante passa a fazer parte do osso maxilar, reproduzindo a função de um dente natural.


O tratamento para dentes perdidos é um investimento, no entanto, comparado ao custo de atendimento odontológico contínuo para remediar os muitos problemas que esses dentes perdidos poderiam criar, a longo prazo, esse custo provavelmente será um dinheiro bem gasto.