O biberão provoca cáries. Causas e prevenções.

Atualizado: 5 de dez. de 2021

Mesmo que sejam temporários, os dentes de leite do seu filho são importantes e ainda são suscetíveis a cáries. As crianças precisam de dentes fortes e saudáveis para mastigar, falar e ter um sorriso bonito. Importa também referir que os primeiros dentes também ajudam a garantir que os dentes adultos apareçam corretamente. É importante começar com bons cuidados bucais em bebés para ajudar a proteger seus dentes nas próximas décadas.

O que causa a cárie dentária de biberão? 1. A cárie dentária em biberão ocorre com mais frequência nos dentes frontais superiores, mas outros dentes também podem ser afetados. 2. Uma causa comum é a exposição frequente e prolongada dos dentes do bebé a bebidas que contêm açúcar.

3. A cárie dentária pode ocorrer quando o biberão é usado frequentemente como chupeta para acalmar um bebé agitado.

4. A cárie dentária é uma doença que pode começar com a transmissão de bactérias entre os pais e o bebé. Essas bactérias passam, normalmente pela saliva. Isto acontece quando os pais colocam, por exemplo, a colher de alimentação do bebé na boca ou limpam a chupeta do bebé na sua boca..

5 métodos preventivos.

1. Tente não partilhar a saliva com o bebé. Após cada alimentação, limpe as gengivas do seu filho com uma compressa. 2. Quando os dentes do seu filho aparecerem, escove-os suavemente com uma escova de dentes de tamanho pequeno. 3. Privilegie, também, uma pasta de dentes com flúor aconselhado para crianças entre os 3 e os 6 anos. 4. Coloque apenas fórmula, leite ou leite materno nos biberões. Evite encher a garrafa com líquidos como água com açúcar, sumos ou refrigerantes.

5. Os bebés devem terminar de tomar o biberão antes da hora de dormir, evitando adormecer com o frasco na boca.