Distúrbios alimentares que afetam a higiene oral.

Distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e transtorno de compulsão alimentar periódica têm efeitos negativos na boca e os seus sintomas podem variar de leves a graves. Esta semana veremos quais são os principais sintomas de cada condição e como podem afetar a saúde oral.

O que é anorexia?

Pessoas com anorexia nervosa limitam a ingestão de alimentos e bebidas e têm medo de ganhar peso. Muitas pessoas com anorexia atribuem sua autoestima à ingestão calórica e punem-se por comer demais ou comer os “tipos errados” de alimentos. Além de restringir a ingestão de calorias, algumas pessoas com anorexia tentarão livrar-se do excesso de calorias e peso através de exercícios, vómitos, laxantes ou enemas.


O que é bulimia? A bulimia nervosa é um transtorno de compulsão alimentar e é diagnosticada com base nos padrões de compulsão alimentar. Padrões específicos de “purga” compulsiva variam entre as pessoas, mas como muitas pessoas com bulimia são consideradas como tendo um peso saudável, os sinais podem passar despercebidos. Pessoas com bulimia também podem apresentar sintomas como cansaço, inchaço e/ou constipação, dor abdominal e ciclos menstruais irregulares.


O que é transtorno de compulsão alimentar?

Os “comedores compulsivos” foram anteriormente classificados como viciados em comida, embora agora tenhamos uma maior compreensão da condição.


Estas pessoas geralmente ingerem grandes quantidades de comida e/ou bebida sem sentir que estão no controlo do que estão a fazer.



As características de um episódio de compulsão alimentar incluem comer mais rápido do que o normal, comer até sentir-se desconfortavelmente cheio, comer grandes quantidades de comida quando não sente fome, comer sozinho por vergonha da quantidade ingerida. Ao contrário dos sofredores de bulimia, aqueles com transtorno de compulsão alimentar não irão expelir após uma compulsão.


Como os distúrbios alimentares podem afetar a saúde da sua boca? Todos estes distúrbios alimentares afetam a sua saúde, têm efeitos negativos no corpo dos pacientes e devem ser tratados como problemas de saúde graves.


Os potenciais efeitos negativos das deficiências de vitaminas e nutrientes podem fazer com que o corpo se desligue, não funcione adequadamente e isso também se refletirá na boca.


Os sinais orais reveladores de transtornos alimentares incluem: - Erosão do esmalte - Boca seca - Glândulas salivares aumentadas - Lábios rachados/secos - Aftas - Cárie dentária - Dentes sensíveis - Contusão e/ou lesão na boca