Crianças. Como escolher a escova dentes certa para os mais pequenos?

Se já andou pelo corredor das escova de dentes, sabe que escolher a escova ideal para crianças pode tornar-se numa tarefa difícil. As escovas de dentes para crianças variam de tamanho e forma, sendo que ambos fatores mudam à medida que os pequenos crescem. Com as orientações abaixo, poderá escolher uma escova que efetivamente limpe os dentes do seu filho e o deixe empolgado para o ato da escovagem.

Escovas de dentes para bebés

Você pode iniciar a rotina de higiene bucal do seu filho alguns dias após o nascimento, limpando as gengivas com um pano húmido ou gaze após as amamentações. Uma vez que o primeiro dente irrompe, use uma escova de dentes com uma cabeça pequena projetada para caber dentro da boca do bebé.


Escovas de dentes para crianças

Aos dois anos de idade, o seu filho provavelmente quer participar na hora de escovar os dentes. As escovas de dentes para crianças têm cabeças pequenas e cabos grandes com pegas suaves que são fáceis de segurar pelas mãos pequenas.


Escovas de dentes para idades de 5 a 8 anos

Entre estas idades, o seu filho está a preparar-se para ser independente no que toca a cuidados dentários. As escovas de dentes para crianças destas idades têm cabos mais finos do que as escovas de dentes para crianças. Isto para se adequar ao aperto mais hábil de uma criança e aos maxilares maiores.

É importante lembrar que, embora as crianças pequenas possam desenvolver as habilidades necessárias para limpar os dentes de forma eficaz, ainda precisam de supervisão enquanto escovam.


Escovas de dentes para maiores de 8 anos

Aos oito anos, as crianças podem escovar os dentes sozinhas. Para estas, as escovas de dentes assemelham-se com as usadas para adultos, mas ainda têm cabeças um pouco menores e cabos maiores. Saiba também que a partir desta idade poderão usar escovas de dentes elétricas.