Covid-19. O que precisa de saber sobre os testes rápidos.

Atualizado: 18 de fev. de 2021

Na Clínica Sorrisos da Maia, temos dois tipos de testes disponíveis. Um para confirmar a infeção, outro para avaliar a presença de anticorpos para a doença. Leia abaixo as diferenças. Pode marcar o seu teste connosco, através dos contactos:

918 706 697 | 223 247 129 | geral@clinicasorrisosdamaia.com

No combate à Covid-19, existem dois tipos de testes disponíveis que permitem saber, por um lado, se a pessoa está ou não infetada pelo novo Coronavírus (testes diagnóstico) e se, por outro lado, já possui os anticorpos para a doença (testes serológicos). Estes testes têm sido muito procurados num âmbito empresarial. Contudo, mais do que a realização dos testes, é necessário o acompanhamento por especialistas. Lembre-se de que a atuação deve começar antes dos surtos acontecerem. Não só para minimizar riscos, como também para proteger os colaboradores. COMO FUNCIONAM OS TESTES?

O teste de anticorpos é um teste serológico que tem como principal objetivo pesquisar anticorpos contra o novo coronavírus a partir de uma pequena picada no dedo. A existência de anticorpos permite presumir se houve contacto com este vírus e se, assim, pode haver lugar a imunidade. O outro objetivo prende-se com a obtenção do resultado da infeção. Com este teste serológico é possível aferir se o paciente está ou não infetado com a Covid-19. É uma excelente opção para todos os trabalhadores que estejam a retomar ao trabalho. O teste de diagnóstico para a deteção do coronavírus no aparelho respiratório pode também ser realizado com testes antigénios rápidos - testes diagnóstico - que são capazes de confirmar a presença do vírus. Ou seja, determinam se a pessoa tem a doença Covid-19, ou não. Este teste é feito pela recolha de uma amostra de produto através do nariz (até à nasofaringe), com recurso a uma zaragatoa, (um cotonete grande).


Marque o seu teste na nossa clínica:

918 706 697 | 223 247 129 | geral@clinicasorrisosdamaia.com

Que pessoas se enquadram para realização dos testes?

  • Pessoas que por motivos profissionais ou pessoais pretendam saber se houve contacto prévio com vírus (por diversas razões, desde planear atividade laboral, de lazer, etc)

  • Pessoas que contactaram com doentes Covid-19 confirmados.

O que é necessário para a realização do teste?

  • Fazer a sua marcação antecipadamente;

  • Não necessita de fazer qualquer tipo de preparação (não necessita de jejum).


Continua com dúvidas? Quer saber mais informações? Fale connosco! 918 706 697 | 223 247 129 | geral@clinicasorrisosdamaia.com