Boca Seca? Alguns factos e dicas.

Para algumas pessoas, ter a boca seca é um problema esporádico, causado por desidratação, ingestão de álcool ou certos alimentos. Infelizmente, para outras pessoas, a boca seca é um problema crónico que pode ter um forte impacto na vida cotidiana. Além dos efeitos físicos, pode fazer com que as pessoas se sintam menos confiantes em situações sociais, ao ponto de comer e falar em público se tornar perturbador. Uma pesquisa estima que cerca de um em cada quatro adultos sofre de “boca seca” e esse número aumenta para 40% nas pessoas com mais de 55 anos. Para ajudá-lo a entender mais sobre esta condição, apresentamos-lhe alguns factos e dicas.

Comecemos pelos factos. 1. Boca seca ou “xerostomia” é uma condição que afeta o fluxo de saliva, fazendo com que sua boca fique seca. 2. A boca precisa de saliva para funcionar corretamente. A saliva mantém a boca húmida e ajuda a quebrar a comida e a engolir. Atua, também como um limpador, neutralizando os ácidos da placa bacteriana.


3. Ter menos saliva também pode afetar o sabor dos alimentos, tornando difícil comer alimentos mais secos. Por vezes, pode afetar a fala e tornar as pessoas mais propensas a ter mau hálito.

4. A pouca saliva, muitas vezes, é um efeito colateral de medicamentos - especialmente para o coração, pressão arterial e depressão.


5. Em alguns casos, a boca seca pode ser resultado direto de uma condição médica. Por exemplo, diabetes, lúpus e síndrome de Sjogren.


6. As mulheres são mais propensas a sofrer de boca seca do que os homens.


Algumas dicas:


1. Certifique-se de visitar regularmente o seu dentista. 2. Use uma pasta com com flúor - contendo pelo menos 1350 a 1500 ppm (partes por milhão) de flúor. 3. Existem vários produtos concebidos para ajudar a manter a sua boca húmida e confortável. 4. Mastigar chiclete sem açúcar pode ajudar a aliviar a boca seca, pois estimula a produção de saliva.