"As minhas gengivas sangram. Quais as causas?"

Já notou que suas gengivas sangram quando passa fio dentário ou escova os dentes? O sangramento das gengivas pode ter muitas causas, desde a técnica de escovagem errada até uma condição mais grave, como doença gengival. O sangramento das gengivas não é perigoso por si só, mas a condição subjacente que causa esse sintoma pode ser. Reunimos uma lista de 6 possíveis causas de sangramento nas gengivas.

1. Gengivite A principal causa de sangramento nas gengivas é o acúmulo de placa na linha da gengiva. Se não for removida, esta condição eventualmente evolui para gengivite ou gengivas inflamadas, onde as gengivas ficam inchadas, sensíveis e sangram durante a escovagem ou uso do fio dentário. Se não for tratada, a gengivite pode levar à doença gengival, que é uma das principais causas de perda de dentes em adultos.

2. Escovar com muita força Escovar os dentes vigorosamente não limpa melhor os dentes. Em vez disso, coloca-o em risco de desenvolver recessão gengival e sangramento nas gengivas. Ajuste a sua técnica de escovagem e use uma escova macia.

3. Usar próteses que se encaixam incorretamente Próteses que não se encaixam corretamente podem causar sangramento gengival, se arranharem as gengivas e causarem feridas. As pessoas que não retiram as próteses à noite podem ser especialmente propensas a sangramento nas gengivas. Além disso, se usa dentaduras, é especialmente importante escová-las e limpá-las bem para evitar acumular placa bacteriana e provocar inflamações nas gengivas.

4. Dieta pobre Alguns ingredientes em alimentos processados ​​podem irritar as gengivas e causar sangramento. Evite alimentos processados ​​e açucarados e opte por uma alimentação balanceada, repleta de frutas, verduras e alimentos ricos em cálcio, vitaminas e magnésio. 5. Problemas de saúde O sangramento gengival é mais comum em pacientes com certos problemas de saúde, como doença hepática, distúrbios de coagulação do sangue, anemia, leucemia e arterite temporal. 6. Medicamentos para o sangue Medicamentos para o sangue reduzem a capacidade do sangue de coagular, o que pode resultar em sangramento mais fácil. Isso pode ser uma preocupação para procedimentos odontológicos que causam sangramento.

Se você estiver com sangramento nas gengivas, é importante consultar um dentista para descobrir o que exatamente está a causar o sangramento das suas gengivas.