As funções não estéticas do aparelho

Quando ouve a palavra “aparelho”, provavelmente pensa no tratamento odontológico que endireitará os dentes. Embora isso seja verdade, o tratamento ortodôntico com aparelho oferece outros benefícios importantes, que muitas vezes são negligenciados.

Dentes alinhados corretamente podem ajudar a melhorar a aparência e aumentar a autoconfiança do paciente, mas você sabia que dentes desalinhados que não são corrigidos podem causar problemas maiores ao longo do tempo? Ter dentes alinhados adequadamente tem um risco reduzido de problemas dentários futuros e são mais fáceis para manter rotinas de higiene oral, com a escovagem e o uso do fio dentário.

Abaixo apresentamos algumas funções (não estéticas) que os aparelhos oferecem.

Aparelhos melhoram os hábitos diários de higiene Quando os seus dentes estão retos é mais fácil limpá-los, porque a escova de dentes e o fio dentário podem alcançar melhor todas as superfícies.

Aparelhos melhoram a saúde oral a longo prazo Como os dentes retos facilitam a escovagem e o uso do fio dentário, estes são menos propensos ao acúmulo excessivo de depósitos de cálculo e tártaro. O acúmulo excessivo ao longo do tempo pode levar à doença gengival conhecida como periodontite e pode resultar em perda óssea ao redor dos dentes e, possivelmente, até à perda de dentes em estágios avançados da doença. Dentes devidamente espaçados e alinhados ajudarão a manter toda a sua boca mais saudável.

Aparelhos corrigem mordidas desalinhadas A correção de uma mordida mal balanceada é uma das funções mais importantes do aparelho. Alinhar corretamente uma mordida pode ajudar a prevenir problemas futuros, como desgaste excessivo nas superfícies dos dentes e, em casos extremos, pode prevenir a perda do dente.