5 alimentos amigos da higiene oral

A saúde começa pela boca. Esta máxima não diz respeito apenas aos alimentos que ingere, mas também ao resultado que a condição da boca gera na saúde de todo o organismo. Neste artigo reunimos uma série de alimentos que ajudam a saúde oral e devem fazer parte da sua rotina, complementando os cuidados com o bem-estar de todo o seu corpo.

1. Brócolos

É um vegetal rico em ferro e cálcio. Esses nutrientes, juntos, formam uma barreira de proteção para o esmalte dos dentes. Isto porque cada 100g de brócolos contém 86mg de cálcio.

2. Maçã Além de ser um fruto de fácil acesso, é um superalimento quando o assunto é saúde bucal. Por se tratar de uma fruta fibrosa, a maçã auxilia na limpeza dental a cada mordida, estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. Isso ajuda na prevenção de doenças da gengiva e evita o surgimento de cáries.


3. Peixe

Peixes de água salgada (salmão, sardinha, linguado, atum) são grandes aliados da saúde oral. Isso acontece porque contêm flúor, que atua na prevenção de cáries e de placas bacterianas.


4. Queijo

É rico em cálcio e fósforo, duas substâncias que têm papel importante no fortalecimento dos dentes. Além disso, a sua composição inclui a caseína, uma proteína que auxilia na reparação do esmalte dentário. A ingestão ajuda no aumento da produção de saliva, que, como leu antes, diminui a acidez da boca e neutraliza o pH, minimizando o risco de proliferação de bactérias.


5. Ovos

Os ovos são alimentos muito saudáveis e ajudam a manter o corpo em pleno funcionamento. Ricos em fósforo e proteína, contribuem para reduzir as chances de surgimento de doenças periodontais. A gema tem, em sua composição, a vitamina D, um nutriente que auxilia no processo de absorção do cálcio pelo organismo.